segunda-feira, 30 de maio de 2011

A África e a crise global

África se recupera rapidamente da crise econômica global, segundo ONU
Levantamento prevê crescimento de 5% no continente em 2011; apesar da alta, região não deve alcançar metas de desenvolvimento da ONU

O relatório da ONU elogia o desenvolvimento econômico de Gana, Etiópia e Uganda
Adis-Abeba, Etiópia - As Nações Unidas apresentaram nesta terça-feira o relatório sobre a situação econômica mundial e as perspectivas para 2011, que indica que a África se recupera rapidamente da crise global.
Segundo o texto da ONU, a economia da África cresceu 4,7% em 2010, e se prevê que cresça 5% em 2011 e 5,1% em 2012, o que a transformaria na região do mundo com o desenvolvimento econômico mais rápido.
"A África seria a região com maior crescimento no mundo em 2011, e se espera que mantenha essa posição nas próximas décadas", disse em entrevista coletiva o chefe de análise macroeconômica da Comissão Econômica para a África (ECA, na sigla em inglês) da ONU, Adam Elhiraika.
No entanto, mesmo com este crescimento o continente africano não conseguiria cumprir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), segundo Elhiraika.
Apesar disso, o relatório ressalta que a produção agrícola e mineradora da África está se diversificando, e que o investimento estrangeiro direto no continente, que na maioria dos países se concentra no setor das matérias-primas, também está crescendo.
Além disso, Elhiraika destacou que em alguns países como Gana, Uganda e Etiópia, também se registra um crescimento significativo do setor industrial e de serviços.
Fonte: Exame.com do dia 18/01/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário